Maragojipe em Ação com neto do PT


Venha fazer parte e contribuir para, mais este veiculo de comunicação do nosso Município e toda região, com força, responsabilidade e transparência, assim como é o espirito do homem público e politico Neto do PT.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

MEIO AMBIENTE - Uso de pele animal em eventos de moda poderá se tornar crime no Brasil

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou o Projeto de Lei 684/11, do deputado Weliton Prado (PT-MG), que torna crime o uso de peles de animais silvestres nativos ou exóticos, domésticos ou domesticados, em eventos de moda no Brasil. A pena prevista é de reclusão de um a três anos e multa.

O texto aprovado foi o parecer do relator do projeto, deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP), na forma de substitutivo que faz ajustes na redação original. O texto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e pelo Plenário.

O substitutivo acrescenta artigo à Lei de Crimes Ambientais (9.605/98). Para Weliton Prado, a criminalização do uso de pele de animais nas passarelas é uma forma de coibir o comércio do produto.

Em seu parecer, Ricardo Tripoli manifestou-se favorável à proposta. “Sabemos que a indústria da moda exerce grande influência sobre os costumes sociais. O uso de peles em eventos de moda no Brasil certamente estimula a produção de animais em cativeiro e, consequentemente, as práticas cruéis.”

O relator afirmou ainda que, embora a Constituição e a Lei de Crimes Ambientais já indiquem punição às práticas de maus-tratos aos animais, a indústria da moda continua a fazer uso de peles. “Peles animais têm sido apresentadas nas passarelas brasileiras, inclusive nas coleções do inverno 2011, chegando ao vestuário cotidiano”, afirmou Ricardo Tripoli.

Segundo o deputado, essa prática também contraria os princípios de sustentabilidade ambiental, de conservação da diversidade biológica e de proteção aos direitos dos animais

Nenhum comentário:

Postar um comentário