Com o objetivo de preservar os manguezais e evitar níveis ainda maiores de degradação, a Prefeitura de Maragojipe resolve desenvolver este projeto, onde os materiais (lixo) retirados dos manguezais serão trocados por pães, uma iniciativa que visa incentivar à limpeza deste tão importante ecossistema, tendo como recompensa um alimento tão importante nas refeições cotidianas dos Maragojipanos. Ressaltando que para garantir a sobrevivência dos manguezais é necessário o entendimento de que a responsabilidade é de todos.
Abaixo podemos ver, quanto tempo em media leva cada material pra sumir do manguezal.
Nesse contexto, surgiu o projeto: Manguezal: O pão de cada dia, que prevê ações coordenadas e permanentes de educação ambiental e de limpeza dos manguezais através de uma parceria da prefeitura de Maragojipe com o Estaleiro Paraguaçu.
Com a implantação do Pólo Industrial Naval na localidade se São Roque do Paraguaçu uma extensa área será desmatada e para que este ato seja revertido em prática de cunho social, este projeto lança a proposta de utilizar toda madeira extraída do local em material de escambo, destinado no sustento da massa menos favorecida ou ao menos ecologicamente responsável, pois o que se propõe aqui é o fornecimento da madeira para as padarias que usam forno a lenha em troca do abastecimento de pão para as escolas e creches municipais e para população maragojipana que aderir ao projeto da limpeza do manguezal para troca por vale pão.
OBJETIVOS
Ø Dar uma destinação útil as madeiras cedidas pelo Estaleiro Paraguaçu, estas madeiras serão oriundas das áreas que serão suprimidas no momento da implantação do empreendimento.
Ø Levar a população a retirar o lixo dos manguezais através do projeto Manguezal: O pão nosso de cada dia
Ø Diminuir os impactos locais causados pelo lixo que é introduzido no ecossistema de manguezal.
Ø Mobilizar e sensibilizar a comunidade local sobre a problemática do lixo que é jogado ao longo dos mares e rios e que vão diretamente para os manguezais.
Ø Promover a limpeza dos manguezais do Município.
Ø Destinar as madeiras advindas do desmatamento para as padarias que utilizam forno a lenha em troca de pão;
Ø Evitar que as padarias do município possam adquirir madeiras de terceiros, extraídas de maneira ilegal, provocando novos desmatamentos.
Não será necessário o cadastramento das pessoas que irão participar do projeto, ficando aberto a toda comunidade que se achar inserida neste processo a livre participação.
Estas trocas acontecerão em dias e locais a serem avaliados pela Diretoria de Meio Ambiente, e com divulgação previa do seu acontecimento, e terão os valores de troca sido feita da seguinte maneira:
Pneu – 7 pães para cada unidade
Garrafa pet – 1 pão por unidade
Garrafa de vidro – 1 pão por unidade
Lata – 1 pão por unidade
Embalagens plásticas – 1 pão por unidade
Eletrodomésticos e utensílios do lar – 7 pães por unidade
Esta atividade será realizada em parceria entre o Estaleiro Paraguaçu, Prefeitura municipal de Maragojipe e Padarias do nosso município, através da SESPUMB.
Fonte - SESPUMB (Secretaria de Serviços Publicos Transpote e Meio Ambiente)
Neto do PT - Maragojipe em Ação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário