Maragojipe em Ação com neto do PT


Venha fazer parte e contribuir para, mais este veiculo de comunicação do nosso Município e toda região, com força, responsabilidade e transparência, assim como é o espirito do homem público e politico Neto do PT.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Projeto BA 534 - Cairu de Salinas x Enseada do Paraguaçu é apresentado em reunião!

Foi realizada no final da tarde hoje uma reunião entre o prefeito de Maragojipe, Silvio Santana, secretários municipais, assessores do governo e representantes da empresa de consultoria Ethos-Humanus, com o objetivo de ser apresentado o Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social (que engloba os programas de resgate da fauna e flora) - Estaleiro Enseada do Paraguaçu / BA 534 - Trecho Cairu de Salinas x Enseada do Paraguaçu. 




Esta estrada (já existe e é de terra batida), que mede pouco mais de cinco quilômetros, será temporariamente utilizada para o transporte pesado das máquinas que irão carregar os equipamentos utilizados na construção do Estaleiro Enseada do Paraguaçu. A priori, a comunidade local deseja que este trecho seja asfaltado. A proposta apresentada pela Ethos é para que ela seja encascalhada. Mas a decisão final ainda não foi definida. Foi revelado durante o encontro de que forma os técnicos da empresa estão atuando - desde o mês de setembro - no desenvolvimento de ações de educação ambiental na comunidade de Enseada do Paraguaçu, e como está sendo criada a rede de comunicação entre os municípios de Maragojipe e Salinas da Margarida, e entre os municípios de influência secundária (Cachoeira, São Félix, Saubara e Itaparica). A interação social junto ao Conselho da RESEX e o ICMBio é um dos pontos mais importantes de todo o programa. Em Cairu de Salinas foi criado o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS). Lá, os animais que estão sendo resgatados passam por avaliação da saúde, marcação e são devolvidos ao ambiente natural, em prazo mínimo. A soltura dos animais ocorrerá na área da Reserva Legal do empreendimento. Os animais feridos serão tratados até estarem aptos para a soltura. O resgate e salvamento da flora existente, assim como o manejo das espécies vegetais da ADA (Área Diretamente Afetada) do Estaleiro Enseada do Paraguaçu fazem parte de um dos programas ambientais para a implantação do empreendimento.

Roseane Palavizini, coordenadora geral da equipe da Ethos-Humanus

Os métodos e técnicas do resgate levam em consideração a maximização do resgate do maior número possível de espécies, atentando sempre para a importância de cada uma delas no contexto da diversidade encontrada nas comunidades vegetais da área. Já encontra-se em pleno funcionamento um viveiro de mudas, que está abrigando todas as espécies encontradas na região. A previsão de término do Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social é um fevereiro de 2012. Uma questão muito importante foi esclarecida durante a reunião: no trecho que será construída a rodovia não existem casas, destarte, não será necessário desapropriar nenhuma família para a realização das obras. A reunião aconteceu na sala de reuniões do Gabinete.


Fonte - Ascom - PMM



Neto do PT - Maragojipe em Ação!


Nenhum comentário:

Postar um comentário